Tubos de PTFE

Tubos de PTFE - Teflon®

Características:

São tubos extrudados e produzidos com PTFE puro ou carregado, que apresentam um conjunto de características não reunidas em nenhum outro material plástico.
São incomparáveis em inúmeras situações, desde aplicações industriais severas, como a condução de fluidos corrosivos em temperaturas elevadas, até aplicações médicas sensíveis, como a produção de cateteres para cardiologia e aparelhos para endoscopia.

Propriedades importantes:

Toxidez nula
Não contaminam as substâncias com as quais entram em contato, mesmo em aplicações de alto risco, tornando-os aptos para aplicações invasivas na área médica, como cateteres e aparelhos de endoscopia.

Resistência química
Não sofre ataque químico.
Exemplo: Revestimento de resistências elétricas de imersão, destinadas ao aquecimento de banhos ácidos de cromeação e niquelação.


Temperatura de trabalho
Possuem uma das mais amplas faixas de temperatura de trabalho, desde -90°C até +240°C, em regime contínuo. A melhor opção em mangueiras para trabalho com vapor superaquecido e melhor custo-benefício.

Deslizamento sem atrito
Com baixo coeficiente de atrito, são particularmente indicados em sistemas mecânicos que apresentam dificuldade de lubrificação periódica. Exemplos: Cabos de comando de veículos (acionamento de acelerador, freio, retrovisores, câmbio etc.) e tubos de condução de arames de solda em máquinas MIG/TIG.


Baixa aderência
Por ser antiaderente, o PTFE é o polímero adequado para tubos e mangueiras que conduzem líquidos viscosos e adesivos. São os mais indicados na condução de adesivos fundidos em equipamentos de cola quente e na condução de tintas em instalações automáticas de pintura, onde a troca frequente de cor exige limpeza absoluta das mangueiras.

Moldabilidade e estanqueidade
Apresentam relativa dureza, capacidade de conformação e baixa permeabilidade. Permitem produzir anéis de vedação de reduzidas dimensões. Exemplos: Anéis para válvulas de pneus e anéis para conexões em sistemas de injeção de motores a diesel.

Cargas e aditivos
Acentuam as propriedades do PTFE. As principais cargas e aditivos e suas funções são:

Grafite: Diminui o coeficiente de atrito, aumenta a condutibilidade térmica e diminui a rigidez dielétrica.

Carbono coloidal: Diminui a rigidez dielétrica, conferindo condutibilidade ao tubo de PTFE. PPS (Polissulfeto de Fenileno): Polímero de alta estabilidade térmica, melhora o comportamento dos tubos de PTFE quanto a variações dimensionais em diferentes temperaturas.

Microesferas de vidro: Melhoram a resistência à abrasão do tubo de PTFE, mas reduzem seriamente sua estanqueidade.

Pigmentos: Podem ser utilizados diversos pigmentos inorgânicos com o objetivo apenas de colorir os tubos de PTFE.

Flexibilidade:

O PTFE possui comportamento elástico limitado e, devido a isso, os tubos de PTFE têm flexibilidade apenas moderada, e seus raios de curvatura são maiores do que atingem outros plásticos. Além disso, os tubos de PTFE vincam de forma definitiva se dobrados além do seu limite.
Para compensar essa característica, a Plastifluor produz tubos de PTFE espiralados para aplicações onde se necessita grande flexibilidade e movimentos constantes

Limitação de comprimentos
É importante ressaltar que há limitações quanto aos comprimentos máximos possíveis. Por não ter fluidez no seu ponto de fusão (cerca de 350°C), o PTFE é extrudado em temperatura ambiente pelo processo descontínuo denominado ‘extrusão lubrificada’, que impõe limite para os comprimentos de lances. Em linhas gerais, tubos com pequeno diâmetro e espessura permitem lances mais longos, e vice-versa. Por exemplo, o lance máximo de um tubo com Ø externo 4,8 X Ø interno 3,2mm é de 130 metros, enquanto o de um tubo com Ø externo 15,5 X Ø interno 13,0mm é de 40 metros.

Dimensões fabricadas Não se adota padronização de medidas para tubos de PTFE. Em geral, eles são produzidos conforme as especificações dos clientes, com grande flexibilidade de medidas. Os diâmetros externos podem variar de 1,2mm até 35,0mm, e as espessuras de 0,2mm (tubos com Ø externo <2,5mm) até 3,5mm (tubos com Ø externo >9,0mm).

Aplicações:

PTFE Puro

PTFE Puro

Cabos de acionamento de espelhos retrovisores e medicina (cateteres)

Ø ext.: 1,5mm / Ø int.: 1,1mm

PTFE Grafitado

PTFE Grafitado

Tubos de condução de arame em máquinas de solda MIG

Ø ext.: 4,5mm / Ø int.: 1,5mm

PTFE Puro

PTFE Puro

Mangueiras espiraladas para equipamentos em constante movimento

Ø ext.: 8mm / Ø int.: 6mm

PTFE Grafitado

PTFE Grafitado

Cabos de comando para veículos

Ø ext.: 3mm / Ø int.: 2mm

PTFE com PPS

PTFE com PPS

Cabos de comando para veículos com variações extremas de temperatura

Ø ext.: 4,6mm / Ø int.: 4mm

PTFE Puro

PTFE Puro

Revestimento de resistências elétricas de imersão

Ø ext.: 13,5mm / Ø int.: 11,5mm

PTFE com Pigmento Vermelho

PTFE com Pigmento Vermelho

Anéis de vedação com pequena dimensão para válvulas de pneus

Ø ext.: 3,9mm / Ø int.: 3,2mm

PTFE Puro

PTFE Puro

Mangueiras de alta responsabilidade com trançado externo de aço inox

Ø ext.: 7mm / Ø int.: 5,3mm

PTFE com Carbono Coloidal

PTFE com Carbono Coloidal

Mangueiras para combustível, dissipadoras de cargas eletrostáticas

Ø ext.: 15,5mm / Ø int.: 13mm

Área de Atuação

Seguimento Automotivo

Segmento Automotivo

Seguimento Hospitalar

Segmento Hospitalar

Seguimento Náutico

Segmento Náutico

Seguimento Aeronáutico

Segmento Aeronáutico

Seguimento Industrial

Segmento Industrial

Aplicações: